Afonso Cláudio

"Entre vales, montanhas e campinas, um dia uma cidade despontou..." cheia de gente boa, trabalhadora e com vontade de vencer. Este é um espaço para divulgarmos as coisas que só acontecem aqui.

domingo, 27 de dezembro de 2009

AFONSO CLÁUDIO TEM CULTURA SIM


A arte de escrever é mesmo bastante peculiar e encanta os amantes das palavras, tanto os que as escrevem, quanto aqueles que se deliciam apenas com sua boa leitura.

Particularmente, sou uma daquelas pessoas que se encanta com as palavras bem arranjadas, organizadas num contexto e que transformam-se em informações, relatos e, ainda, um belo texto simplesmente destinado ao entretenimento.

Quando fui convidada para escrever nesta coluna pelo diretor do Jornal, fiquei imensamente feliz e as ideias começaram a brotar na minha mente, tal como as plantinhas em solo fértil após uma bela chuva de primavera. Surgiram então temas variados, histórias vivenciadas nesta cidade e manifestações singelas de nossa cultura, que muitas vezes passam despercebidas à maioria de nós, as quais terei o privilégio de retratar do meu modo singular e, em dados momentos numa linha cômica e leve, como devem ser as crônicas do dia-a-dia.

Entretanto, preciso confessar a vocês meus futuros leitores, que iniciei este texto, no mínimo, umas cinco vezes. Escrevi, reescrevi, risquei, rabisquei, troquei uma palavra por outra, levei minhas ideias iniciais à apreciação de minha redatora (pois é, tenho uma!), e nada... Parecia que não estava de acordo, não era nada daquilo que queria escrever em minha primeira crônica neste Jornal.

A verdade é que não quero iniciar esta história logo com um tema específico. Quero despertar em vocês leitores do “Cidade” o interesse para a próxima edição e para o espaço desta coluna que fala sobre a cultura de Afonso Cláudio.

Através das crônicas que escreverei para vocês, mostrarei que Afonso Cláudio tem cultura. Uma cultura rica, ao mesmo tempo em que singular, uma cultura que vem se formando ao longo de mais de um século de existência, por meio das experiências humanas compreendidas nos costumes, conhecimentos e instituições, adquiridas por nós, cidadãos afonsoclaudenses, nos nossos diversos contatos sociais, individuais e coletivos.

Sim, Afonso Cláudio tem cultura sim! Vamos falar dela e de muitos outros assuntos, a cada edição um pouquinho mais, evidenciando o que temos de melhor – a nossa história – o nosso desenvolvimento intelectual e o nosso saber.


Primeira crônica publicada no Jornal Cidade em Dezembro de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário