Afonso Cláudio

"Entre vales, montanhas e campinas, um dia uma cidade despontou..." cheia de gente boa, trabalhadora e com vontade de vencer. Este é um espaço para divulgarmos as coisas que só acontecem aqui.

domingo, 23 de agosto de 2009

TRÂNSITO


Semana passada conversava com uma amiga de São Paulo, onde eu ressaltava as belezas da minha cidade e ela, entusiasmada, falava sobre como deve ser maravilhoso morar numa cidade pequena e sem trânsito.


No momento eu apenas consegui rir... depois expliquei para ela que as coisas não são bem assim...


Coincidência ou não, quatro dias depois eu demorei 25 minutos para chegar em casa na hora do almoço [detalhe: eu moro a apenas 3km do meu trabalho]. É que os tatus ainda estão tomando conta da minha pequena e bucólica cidadezinha do interior... E o pior é que agora eles estão cavucando o centro da cidade, o que leva o trânsito [já suficientemente complicado por si só] a ficar insuportável a qualquer hora do dia, mas em especial no horário de almoço, onde as pessoas [ainda] vão almoçar em casa ["que gracinha", palavras da minha amiga], os ônibus de transporte de estudantes param no meio da rua para os alunos embarcarem, motoristas em seus fusquinhas vermelhos também param no meio da rua para conversar com as pessoas; e... não existe nenhum guarda de trânsito.


Tudo isso me fez refletir em outra direção [claro, o trânsito me impedia de ir na direção habitual], será realmente necessário tanto carro, moto, ônibus, vans, caminhões e demais veículos numa cidade com pouco mais de 30mil habitantes? Será que as mudanças necessárias nas grandes cidades para melhorar o trânsito não são necessárias também em Afonso Cláudio? E ainda mais preocupante: onde vamos parar "crescendo" desta forma desmedida, no que diz respeito ao consumo de recursos naturais, à poluição sonora e do ar, ao consumismo, à geração de insumos, ao sedentarismo, ao stress provocado por situações como esta?



segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Buracos


Todas as cidades que conheço têm buracos. Alguns buracos são causados pelas fortes chuvas, outros por carros muito pesados que passam pelas ruas afundando o calçamento (ou asfalto), buracos causados por vazamentos de água das companhias de abastecimento, e ainda aqueles buracos causados por moradores que reformam sua rede de esgoto e furam toda a rua para ligarem o cano de suas casas à rede que está do outro lado da rua.

Só que em Afonso Cláudio aconteceu algo inusitado. A cidade, de alguns meses para cá foi invadida por um bando (seria esse o coletivo) de tatus. Isso mesmo, tatus. E eles estão perfurando toda a cidade, de cabo a rabo, fazendo buracos de todos os tamanhos e espessuras; nas ruas, nas calçadas, nos acostamentos, em todos os lugares que queremos e precisamos passar, lá estão eles empenhados e compenetrados no seu trabalho de furar a cidade.

Não pensem que nós humildes moradores desta bucólica cidade até então com "poucos" buracos já não nos propusemos a nos revoltar contra os tatus, mas é que eles, reunidos em sindicado bem organizado, nos disseram que os buracos que eles estão fazendo são para um bem futuro maior, pois eles pretendem retirar de nosso mais que poluído Rio Guandu os esgotos domésticos e industriais.

Mas num é que esses tatus são inteligentes, estão cavando buracos estratégicos, para que possamos transportar nossa rede de esgoto para fora do Rio, numa região inóspita, onde este será tratado e, posteriormente devolvido ao Rio.

Até que me teria por convencida com esta justificativa, não fosse o fato de nossa cidade possuir um terreno geograficamente extremamente acidentado e, por mais que eu me esforce, não consigo ver os dejetos humanos e industriais subindo morros, dobrando esquinas, desviando-se de pedreiras, enfrentando barreiras naturais e humanas até chegar no "pinicão".

Bom, se vai dar certo esta empreitada dos tatus de Afonso Cláudio eu bem que não sei, mas que eles tão causando uma confusão danada nesta cidade, há isso estão sim! Logo aqui, que tem dia que parece que tem mais carro que gente; que tem senhores com mais de 70 anos de idade que insistem em tirar seus fusquinhas da garagem e andar pela rua em segunda marcha, há 20km por hora, com o braço pelo lado de fora da janela e ainda acharem que são exímios motoristas; que tem mais entregadores de moto que estabelececimentos comerciais que os contrate; que não tem um semáforo e... pasmem, nenhum, repito NENHUM guarda de trânsito, nem mesmo um cornuto como o Sr Abel da novela das 8; nem um apenas para apitar pelas ruas e nos fazer prestar mais atenção no trânsito...

É, num tá fácil não e prometo que se esses tatus não cumprirem com o que disseram que fariam, não vou dar atenção para o IBAMA, IEMA e sei lá mais qual órgão governamental que protege os animais silvestres, e vou comprar um veneno potentíssimo numa dessas lojas de defensivos agrícolas que tem aos montes aqui e vou exterminar todos, até não restar nenhum tatu, apenas os buracos deixados por eles...

E olha que ainda nem começou a temporada de chuvas ein?!?!?!?!