Afonso Cláudio

"Entre vales, montanhas e campinas, um dia uma cidade despontou..." cheia de gente boa, trabalhadora e com vontade de vencer. Este é um espaço para divulgarmos as coisas que só acontecem aqui.

domingo, 23 de agosto de 2009

TRÂNSITO


Semana passada conversava com uma amiga de São Paulo, onde eu ressaltava as belezas da minha cidade e ela, entusiasmada, falava sobre como deve ser maravilhoso morar numa cidade pequena e sem trânsito.


No momento eu apenas consegui rir... depois expliquei para ela que as coisas não são bem assim...


Coincidência ou não, quatro dias depois eu demorei 25 minutos para chegar em casa na hora do almoço [detalhe: eu moro a apenas 3km do meu trabalho]. É que os tatus ainda estão tomando conta da minha pequena e bucólica cidadezinha do interior... E o pior é que agora eles estão cavucando o centro da cidade, o que leva o trânsito [já suficientemente complicado por si só] a ficar insuportável a qualquer hora do dia, mas em especial no horário de almoço, onde as pessoas [ainda] vão almoçar em casa ["que gracinha", palavras da minha amiga], os ônibus de transporte de estudantes param no meio da rua para os alunos embarcarem, motoristas em seus fusquinhas vermelhos também param no meio da rua para conversar com as pessoas; e... não existe nenhum guarda de trânsito.


Tudo isso me fez refletir em outra direção [claro, o trânsito me impedia de ir na direção habitual], será realmente necessário tanto carro, moto, ônibus, vans, caminhões e demais veículos numa cidade com pouco mais de 30mil habitantes? Será que as mudanças necessárias nas grandes cidades para melhorar o trânsito não são necessárias também em Afonso Cláudio? E ainda mais preocupante: onde vamos parar "crescendo" desta forma desmedida, no que diz respeito ao consumo de recursos naturais, à poluição sonora e do ar, ao consumismo, à geração de insumos, ao sedentarismo, ao stress provocado por situações como esta?



Nenhum comentário:

Postar um comentário