Afonso Cláudio

"Entre vales, montanhas e campinas, um dia uma cidade despontou..." cheia de gente boa, trabalhadora e com vontade de vencer. Este é um espaço para divulgarmos as coisas que só acontecem aqui.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TEMPO DE RENOVAR


A noite estava quente e abafada, mas havia algo sugestivo no ar. Talvez algum cheiro adocicado, ou alguma textura diferente que deixava a atmosfera mais densa, mas não pesada, mais colorida, de mais fácil absorção.

A cada momento mais e mais pessoas se reuniam. Vozes misturavam-se com os sons do ambiente, os risos das crianças, os estopins dos foguetes.

Todos estavam envoltos numa nuvem de mistério, misturada à ansiedade, felicidade. O momento era único e essa unicidade era reforçada pela espera, uma espera não amarga, e sim doce, macia, de um tempo bom que acabara de chegar.

Em meio a uma explosão de alegria, margeada pelos inúmeros fogos que explodiam no céu negro daquela noite mágica, o tão esperado Papai Noel chegou e desfilou pela avenida amplamente iluminada com estrelas coloridas, bolas e fachos de luz. Acompanhado de sua comitiva composta por belos e pequenos ajudantes, Banda Marcial e inúmeros curiosos, o Bom Velhinho fez a alegria de crianças e adultos numa esfuziante festa de cor e fantasia.

A chegada do Papai Noel na Praça da Prefeitura, mais que abrir as comemorações de Natal em Afonso Cláudio, presenteou-nos também com a esperança de um Novo Tempo para nossa cidade; tempo de alegrias e surpresas em todos os campos: social, pessoal, afetivo e profissional; tempo de valorização de diversas manifestações culturais, em prol de uma cultura que está cada vez mais valorizada, incentivada e fomentada por pessoas que compreendem seu verdadeiro papel para o crescimento de um povo.

Em destaque ainda, no mês de dezembro/09, foi aprovada na Câmara Municipal a criação da Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio. Gostaria de ressaltar o meu prazer, especialmente com a segunda, não com isso menosprezando a primeira.

Há muito acoplada com a Secretaria de Educação, a Cultura Afonsoclaudense ficou relegada aos meandros do tempo e dos orçamentos que fazem parte de toda administração pública. Agora, com uma secretaria e um secretário só seu, espero que ela fervilhe ainda mais pelas nossas ruas e espaços culturais.


Entre todos os sentimentos vividos e vivenciados nas festas de fim de ano, notamos também que a cultura é feita de momentos simples com estes, que nos permitem reviver a nossa infância, a nossa essência e, sobretudo poder transmitir estes anseios aos nossos pequenos, fazendo com que as nossas tradições não se percam no tempo e na correria do dia-a-dia, nos mostrando além disso, que a renovação do tempo se faz, também na renovação das emoções.

Texto publicado no "Jornal Cidade" - Janeiro/2010